Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

pittsburgh Steleers Campeão do SUPER BOWL XLIII



Pittsburgh Steelers derrota o Arizona Cardinals e vence seu sexto Super Bowl


Campeão da Conferência Americana tem atuação defensiva impecável e deixa o estádio de Tampa, na Flórida, como recordista de títulos da NFL.




O Pittsburgh Steelers conquistou neste domingo, de forma espetacular, o título do Super Bowl XLIII, ao bater o Arizona Cardinals por 27 a 23. Com a conquista, os Steelers tornam-se o time com maior número de títulos da competição, com seis. As anteriores aconteceram em 1975, 1976, 1979, 1980 e 2006. Além disso, a partida teve um recorde batido: o de maior corrida para touchdown após uma interceptação, conseguida por James Harrison, do Pittsburgh, que percorreu 100 jardas - a totalidade do campo. Os Cardinals, time mais antigo da NFL - foi fundado em 1898 - manteve-se sem conquistar um Super Bowl. O wide receiver Santonio Holmes, dos Steelers, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da partida.


Pitsburgh começou bem a partida, com velocidade e força no ataque. Na primeira campanha, Ben Roethlisberger acerta um lançamento de 38 jardas para Hines Ward, ultrapassando a metade do campo. Com mais um passe longo, mesmo pressionado pela defesa dos Cardinals, o quarterback achou Willie Parker, que foi parado a uma jarda de anotar o touchdown.


Após ter seu avanço repelido pela defesa adversária, Roethlisberger fez uma grande jogada, enganando a defesa dos Cardinals e indo ele mesmo para a end zone rival, marcando o que parecia ser o primeiro touchdown dos Steelers na partida. O Arizona pediu a revisão da jogada, alegando que a bola não haveria ultrapassado a linha. Após rever o lance sob vários ângulos de imagem, os árbitros anularam a vantagem do Pittsburgh. Com isso, o time decidiu garantir os três pontos com um field goal, abrindo vantagem de 3 a 0.



Parecendo estar à vontade em campo os Steelers mantiveram os Cardinals sob controle até o fim do primeiro quarto. No início do segundo período, os cinco vezes campeões do Super Bowl foram ao ataque, a exemplo do que aconteceu no primeiro quarto. Com apenas 51 segundos de jogo e uma bela sequência de jogadas de Ben Roethlisberger, com as quais levou o time a avançar 18 jardas até a red zone do Arizona, o running back Gary Russell conseguiu avançar a jarda que faltava para, enfim, anotar o primeiro touchdown dos Steelers, que abriam 10 a 0 no placar.


Ciente de que teria que levar seu time a marcar pontos antes do intervalo, o quarterback Kurt Warner, dos Cardinals, mostrou o porquê de ser considerado uns dos favoritos a MVP (jogador mais valioso) do Super Bowl. Com uma estratégia agressiva de passes de média distância mesclados com corridas curtas que garantissem o first down com eficiência, o veterano conseguiu que seu time avançasse rapidamente até a red zone dos Steelers.



A 9m31s do intervalo, Warner lançou Anquan Boldin, que avançou 45 jardas, deixando o time em condições de anotar seu primeiro touchdown. O objetivo foi alcançado na jogada seguinte, quando Ben Patrick recebeu um passe de uma jarda de Warner para marcar os primeiros seis pontos para os Cardinals. Mais equilibrada, a partida ganhou ainda mais emoção a dois minutos do fim do segundo quarto, quando Karlos Dansby, dos Cardinals, interceptou um passe de Ben Roethlisberger na linha de 34 jardas do seu campo de ataque, distância que permitiria ao menos um field goal, que garantiria o empate no placar no primeiro tempo. Após duas tentativas frustradas de avanço, Tim Hightower conseguiu o first down para os Cardinals a 1m09s do intervalo.

Com mais três avanços, o Arizona chegou à linha de duas jardas, mas Warner teve seu passe interceptado pelo line back James Harrison, que percorreu nada menos que 100 jardas, a maior distância da história do Super Bowl, para marcar o touchdown e ficar caído no chão, extenuado. A jogada deixou os Steelers com a vantagem de 17 a 7 no placar no intervalo.

Bruce Springsteen faz um grande show no intervalo
Um belo show comandado pelo astro do rock Bruce Springsteen e a E Street Band, no qual foram tocados, em 12 minutos, sucessos como "The wrestler", "Born to run", "Working in a dream" e "Glory days", deixando fora da lista a clássica "Born in the USA", deu o tom do intervalo da partida. Na volta para o terceiro quarto, as equipes mostraram-se mais cautelosas e evitando arriscar jogadas que expusessem suas defesas. A vantagem no terceiro período foi dos Steelers, que mostraram-se mais consistentes na construção das ações de ataque e, com um belo avanço de Willie Parker, chegaram ao first down na linha de 12 jardas. Após três tentativas frustradas de conquistar o touchdown, Adrian Wilson, do Arizona Cardinals, cometeu uma falta pessoal que resultou na penalização da equipe pela arbitragem, que determinou que os Steelers tivessem mais quatro posses de bola. A defesa dos Cardinals, no entanto, foi eficiente e forçou o Pittsburgh a executar um field goal, fazendo 20 a 7 no placar.


No quarto e último período, os Cardinals forçaram a defesa para tentar pressionar o Pittsburgh e diminuir a diferença no placar. A estratégia funcionou, e a cerca de 10 minutos do fim do jogo, Kurt Warner e Larry Fitzgerald - que não haviam brilhado até então - combinaram quatro jogadas seguidas e chegaram à red zone dos Steelers. Após um avanço de cinco jardas de Tim Hightower, Kurt Warner achou Larry Fitzgerald na end zone, e os Cardinals anotaram o touchdown, diminuindo a sua desvantagem para 20 a 14.


Os Steelers sentiram a pressão dos Cardinals e passaram a não conseguir avançar como antes. O Arizona, por sua vez, passaram a jogar com liberdade, o que não era esperado, e Kurt Warner tinha tempo para analisar a melhor jogada a fazer. No entanto, após duas tentativas frustradas de ataque dos Cardinals, os Steelers prepararam uma blitz para bloquear o quarterback do Arizona. A tentativa foi bem-sucedida, forçando os Cardinals a devolver a posse de bola ao Pittsburgh a 3m26s do fim do tempo regulamentar.

No retorno, os Steelers cometeram uma falta, agarrando um adversário dentro da sua end zone, e a arbitragem puniu o Pittsburgh com dois pontos para os Cardinals: 20 a 16. A punição animou o Arizona, que, em sua primeira campanha com a posse de bola, virou a partida. Kurt Warner acertou um passe preciso para Larry Fitzgerald, que percorreu 64 jardas para anotar seu segundo touchdown, virando o placar para 23 a 20 a 2m36s do fim do jogo.

A virada desestruturou o Pittsburgh e sua torcida, que não cogitavam a possibilidade da derrota àquela altura da partida. Ben Roethlisberger, no entanto, mostrou a frieza dos grandes campeões. Com passes espetaculares, levou os Steelers à end zone dos Cardinals e, com um passe sensacional para o wide receiver Santonio Holmes, conquistou o touchdown a 35 segundos do fim do jogo.

No retorno, os Cardinals não conseguiram avançar suficientemente, e Kurt Warner ainda foi interceptado faltando cinco segundos para o fim do jogo, o que garantiu o título dos Steelers.


Nenhum comentário:

Postar um comentário